Descrição

ERP (Enterprise Resource Planning) são sistemas automatizados que abrangem pessoas, máquinas e métodos organizados para coletar, processar, transmitir e disseminar dados que representam informação para o usuário,integrando todos os dados e processos de uma organização em um único sistema. Em geral, ERP é uma plataforma de software desenvolvida para integrar diversos departamentos de uma empresa possibilitando a automação e armazenamento de todas as informações de negócios.

História

No final da década de 50, quando os conceitos modernos de controle tecnológico e gestão corporativa tiveram seu início, a tecnologia vigente na época era baseada nos gigantescos mainframes que rodavam os primeiros sistemas de controle de estoques. Já no inicio da década de 70, a expansão econômica e a maior disseminação computacional geraram os MRPs, antecessores dos sistemas ERP. Eles surgiram na forma de pacotes que conversavam entre si e que possibilitavam o planejamento das mais diversas etapas dos processos produtivos.

A década de 80 foi marcada com a evolução das redes de computadores ligados a servidores. Foi quando o MRP se transformou em MRPII que também controla outras atividades como mão-de-obra e maquinário. Na prática, o MRPII já poderia ser chamado de ERP pela abrangência de controles e gerenciamento, porém não se sabe ao certo quando o conjunto de sistemas ganho essa denominação. O próximo passo, ainda na década de 80, serviu tanto para agilizar os processos quanto para estabelecer comunicação entre essas ilhas departamentais. Os módulos do pacote de gestão, as áreas contempladas seriam as de finanças, compras, vendas e recursos humanos, entre outras.

Para concluirmos o ERP pode ser visto como uma grande quantidade de dados com informações que interagem e se realimentam.

As principais vantagens de se utilizar um sistema ERP é eliminar o uso de interfaces manuais, reduzir o custo e eliminar a redundância de atividades