Não temos como negar que estamos vivendo uma crise, e talvez uma das maiores da história.

Sabemos que em situações mais críticas somos obrigados a tomar decisões que por vezes estamos postergando, mas também em muitos momentos já é tarde.

O que podemos tirar como aprendizado de um momento como o que estamos passando?

Podemos dividir em alguns tópicos:

  1. Não deixe para amanhã o que deve ser feito hoje! Não interessa o tamanho do problema. Foque na solução e parta para a ação.
  2. Cuide dos detalhes. Pequenos temas podem fazer a diferença entre ganhar e perder o jogo.
  3. Lidere as mudanças e dê exemplo. Não é possível delegar certos temas ligados a mudanças e também não é possível reclamar da crise e dos resultados quando o seu exemplo não está alinhado com este discurso.
  4. Cuide de sua equipe, mantenha ela envolvida nas questões importantes. Só assim ela vai se sentir parte e apoiar a mudança.
  5. Planejamento é FUNDAMENTAL.

É normal as pessoas e empresas se sentirem confortáveis em situações favoráveis aos negócios.

Uma empresa que vem ganhando mercado e fazendo ótimos resultados no curto prazo tende a relaxar com seus controles/custos etc… É exatamente neste momento que ela deveria investir tempo para rever/estudar seus processos, olhar para seu plano de negócios e desafiá-lo. Mas normalmente isso só ocorre em momentos de stress, e a decisão não é tomada com a visão estratégica necessária.

Em resumo: planejamento futuro é fundamental, sem esquecer da execução ótima e do aqui e agora.

assinatura-Marco